Na etimologia da palavra Startup, ela se parece com os termos “iniciar algo” ou “colocar algo em movimento”, e olha que movimento. Meus primeiros dias na Forum Hub foram exatamente assim, cheios de movimento. Muitas novidades para mim, e os dias foram intensos. Cada reunião no Google Meet que realizamos, eu aprendia um pouco mais sobre tecnologia e as milhares de plataformas diferentes que eu poderia usar. A inovação é algo muito gostoso de se viver!
Para falar um pouco sobre a rotina, de manhã, temos uma reunião onde todos compartilham os principais objetivos do dia, e dessa forma nos organizamos. Aqui, as segundas são importantíssimas. É um dia de organização e detalhamento de metas. Minha primeira reunião foi em uma segunda-feira, e me lembro exatamente das palavras da Pati, nossa CEO: “Olha, o objetivo de vocês (eu e Maju, entramos no mesmo dia) nesta reunião hoje é sobreviver”, e foi exatamente o que fizemos, haha! A primeira reunião abrangeu o atendimento, o setor jurídico, o administrativo, o financeiro e o setor de tecnologia. Passamos por tudo e conseguimos conhecer a carinha de alguns membros da equipe.
Depois disso, iniciou-se a nossa sessão de Onboarding, dessa forma conseguimos ter acesso aos sistemas e entender um pouco melhor as ferramentas que nos tinham sido apresentadas – Já mencionei que por aqui, não precisamos de papel e caneta? Nas duas primeiras semanas, foram semanas de adaptação e de conhecimento de algumas plataformas. O que eu amei aprender na Forum é que sempre existe um lugar (ou seja, uma plataforma!) onde você pode realizar suas tarefas de forma mais ágil e eficiente, de modo que todos tenham acesso a todos os setores.
Quando já tinha conseguido entender como cada setor funcionava, entrei em um programa dentro da Forum chamado “Shadow”, onde pude acompanhar o trabalho de duas pessoas da equipe e aprender como era o trabalho ali, ao vivo, e dessa forma, fui me desenrolando… Vale ressaltar aqui, algo super importante: Me senti super bem-vinda, no time. Cada dúvida que eu tinha era explicada com muita cordialidade, e respeito. Aqui, todos são muito abertos a sugestões, e estão prontos para ouvir o que temos a dizer.
A primeira dificuldade que tive foi entender o fluxo do meu trabalho e como eu realmente o faria no dia-a-dia, porque, como eu disse, nunca tinha trabalhado em uma Startup. Então, precisei criar para mim mesma um fluxo bem didático onde eu soubesse exatamente o que fazer. Com a ajuda das pessoas do time, fui montando um tutorial, e deu super certo. E para alguém como eu, que é viciada em “arquivos bonitinhos”, funciona muito bem!
Conforme o tempo passou, adquiri habilidades que não tinha, e isso me deixou muito feliz, porque percebi que, em pouco tempo, já tinha aprendido bastante e que todos os meus esforços para estar ali valeram a pena. Quando comecei com os atendimentos, vivi na prática que cada caso é um caso, e cada pessoa é de fato, uma pessoa. E não só um processo judicial.
Estar dentro de uma Startup é perceber que existe uma maneira mais tecnológica, prática e organizada de fazer tudo o que já tinha aprendido em escritórios tradicionais. Uma vez, há um tempo atrás, um chefe me chamou atenção por encaminhar um arquivo em nuvem, pois o padrão era o tradicional “ pdf”, pra cá, e pra lá, o tempo inteiro. E sabe esse artigo, que acabei de escrever? Está em uma nuvem. Em uma Startup é bem diferente. Temos muitos “ pdf´s “ sim, mas também temos plataformas que otimizam o tempo e a organização dos nossos dados. E só o fato de já ter adquirido tanto conhecimento em 30 dias aqui dentro da Forum pra mim já valeu a pena, e sei que tenho muitas habilidades ainda para desenvolver e ainda muitos recursos pra descobrir, e enquanto isso, a gente vai vivendo um dia de cada vez, e aprendendo com cada uma das oportunidades que surgem.