O que eu aprendi no setor comercial me proporcionou valiosas lições que transcendem os limites dessa área, e que se mostram como ferramentas essenciais para o sucesso. Antes de tudo, compreendi a importância de utilizar ferramentas para agilizar o atendimento. O tempo é um recurso precioso, e a eficiência no atendimento ao cliente pode ser potencializada com o uso de tecnologias e ferramentas específicas.
Outro ensinamento valioso foi a necessidade de cultivar a resiliência. Nem sempre os resultados imediatos são alcançados, e a persistência aliada à capacidade de aguardar os resultados se torna uma virtude. Nem todas as conquistas dependem exclusivamente do nosso esforço imediato, na verdade dependem ainda mais, de nossa constância diária.
Entender a importância do tempo e aprender a esperar pelo momento certo são habilidades que constroem o nosso resultado.
Além disso, aprendi que é fundamental deixar as possibilidades claras para o cliente. A transparência nas negociações e comunicações é essencial, e o cliente percebe quando estamos sendo verdadeiros com ele, e se assim o formos, isso estabelece confiança, e também evita mal-entendidos e contribui para que ele fique satisfeito com o serviço que está sendo prestado. Por exemplo, se eu um processo dura em torno de 1 ano e meio, e eu digo pro cliente que em 2 meses o problema dele estará resolvido, é de saber geral que processos judiciais tendem a demorar. O cliente pode sair desconfiado de uma reunião, quando tudo está muito “ florido”. Precisamos jogar limpo para que ele saiba das verdadeiras possibilidades que ele tem.
Descobri também, que a capacidade de se adaptar é uma habilidade valiosa. No ambiente comercial, as condições podem mudar rapidamente, e a capacidade de se ajustar a novas circunstâncias é essencial! A flexibilidade e a disposição para aprender e se adaptar a mudanças são características que te permitem subir mais alto, e aprender jeitos novos e fazer o que você já sabe.
Por último, mas não menos importante, a importância de construir relacionamentos sólidos é uma lição importante. No comercial, a fidelização do cliente é tão crucial quanto conquistar novos. Em uma pesquisa divulgada pelo Terra, quando questionados sobre o que torna um cliente fiel a uma marca, 80% dos brasileiros apontaram o atendimento ao cliente como fator principal. O atributo aparece antes mesmo do preço, mencionado por 62% dos entrevistados.
E quando falamos de personalidade, também faz total sentido. A construção de redes de contatos e parcerias podem abrir novas portas e proporcionar oportunidades que nunca conseguiríamos sozinhos.
Como diria uma amiga, “A única coisa que levamos conosco para sempre, é o nosso nome, então façamos com que ele seja muito bem reconhecido, e muito bem visto“. Concordam?