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Voar é emocionante, mas às vezes os voos não decolam como planejado. Atrasos de voo acontecem e são chatos, mas você não precisa apenas aceitar o que a companhia aérea te oferece. Isso é complicado principalmente em viagens de trabalho, quando é super importante manter a agenda e chegar no horário certo. Por isso, é crucial saber como agir se o voo atrasar.
Por isso preparamos um guia com todas as dicas para não passar nenhum perrengue, é só continuar lendo para saber tudo. Mas se já tiver acontecido, nos conte seu caso e saberemos como te ajudar.
Nesse artigo você vai ver:
Voos podem atrasar por várias razões, como o tempo ruim, problemas no avião, muito tráfego aéreo ou questões com a tripulação. No entanto, não importa o motivo, um voo atrasado geralmente deixa todo mundo frustrado e chateado.
Mas nosso time preparou um texto incrível sobre os motivos que causam o atraso de voo, que explica sobre cada situação.
É muito importante coletar todos os documentos possíveis que provem que o voo atrasou. Assim você pode conseguir até uma indenização extra. Ter vários documentos e provas é super importante, e quanto mais você tiver, melhor será para conseguir a sua indenização.
Aqui estão alguns documentos que você precisa juntar:
Solicite a Declaração de Contingência: É um documento oficial emitido pela companhia que comprova o atraso. Solicite no próprio balcão da companhia. Se a empresa se recusar a entregar esse documento, faça o registro disso através de fotos e vídeos.
Documentos de viagem: Mantenha todos os documentos relacionados à sua viagem, como cartão de embarque, passagem aérea, e qualquer recibo ou comprovante de pagamento.
Tire fotos ou faça capturas de tela: Tire fotos do painel de informações do aeroporto que mostrem a hora prevista de decolagem e chegada do seu voo. Se possível, faça capturas de tela do status do voo no site da companhia aérea.
Registre informações importantes: Anote detalhes relevantes, como o horário de chegada ao aeroporto, o momento em que foi informado sobre o atraso e qualquer comunicação recebida da companhia aérea.
Guarde os comprovantes de pagamento: Nos casos em que a companhia não prestar assistência material, junte todos os comprovantes de pagamentos extras para solicitar um ressarcimento depois.
Resumidamente:
Se o seu voo está atrasado, a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), empresa que regulamenta as questões aéreas, afirma que as empresas não podem deixar os passageiros desamparados. Como o atraso pode gerar problemas, as empresas precisam buscar diminuir esses os prejuízos ao consumidor. Todas essas informações são encontradas na Resolução n° 400/2026 da ANAC, mas garanto que aqui a gente te conta de uma forma simplificada.
A companhia aérea tem até 72h antes do voo para comunicar sobre o atraso, assim quem viajar poderá se programar antecipadamente. Caso o problema que cause esse atraso ocorra após esse prazo, ela terá que fazer a comunicação imediatamente sobre o atraso. Além disso, a cada meia hora, elas precisam te dizer por escrito sobre as atualizações do voo.
Mais de uma hora: a empresa tem que te dar meios de se comunicar, como internet e telefone. Isso é importante para quem está viajando a trabalho, por exemplo, para avisar sobre o atraso ou participar de reuniões online.
Mais de duas horas: eles têm que fornecer alimentação.
Mais de quatro horas: a companhia precisa te oferecer um lugar para ficar (se precisar passar a noite no aeroporto), além de transporte de ida e volta. Se você morar na mesma cidade do aeroporto, eles podem oferecer só o transporte para sua casa e o retorno para o aeroporto, se for o caso.
Pessoas com Deficiência (PCD) têm direito a acomodação mesmo que não precisem esperar longas horas.
Agora se o seu voo estiver atrasado por mais de quatro horas, a empresa aérea deve disponibilizar opções como reacomodação em outro voo, reembolso total ou a prestação do serviço por meio de outra forma de transporte, todos a sua escolha.
A resposta é sim!
Se o seu voo atrasou e a empresa não te deu nenhuma assistência, você pode pedir uma indenização à companhia aérea por causa dos problemas que isso causou. Caso a empresa ofereceu a você toda a ajuda e ainda assim teve problemas, também é possível buscar a indenização, mas você deve se atentar pois tem algumas condições para isso:
Conte com os advogados parceiros da Forum Hub para isso. Se você teve problemas com voos nos últimos dois anos em viagens para fora do país ou nos últimos cinco anos em voos dentro do país, eles vão verificar se você pode receber uma indenização por causa do atraso do seu voo.