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Em um aeroporto movimentado, onde milhares de malas se movem freneticamente entre carrinhos e esteiras, é fácil para uma mala se perder no caos. Mas o que acontece quando isso acontece? Para onde essas malas solitárias vão?
Enquanto isso, do outro lado do mundo, um viajante pode estar abrindo sua mala e descobre que suas roupas favoritas e itens essenciais decidiram tirar umas férias inesperadas. Uma frustração toma conta dele e fica incrédulo enquanto ele tenta imaginar como sua mala conseguiu se perder no labirinto do sistema de bagagens.
Mas não se preocupe, aqui vamos dar dica de como evitar e também sobre o que fazer quando sua bagagem decidir embarcar em uma jornada própria. Continue com a gente até o final.
O extravio de bagagem acontece quando a empresa responsável pelo transporte perdeu sua mala em algum momento da viagem. Você pode imaginar que é algo que não acontece com frequência, mas não é bem assim. Segundo o mais recente relatório do Baggage IT Insight de 2023 (Insights em TI para Bagagens) da Sita, houve quase o dobro de malas extraviadas de 2021 para 2022, totalizando 7,6 bagagens a cada 1.000 viajantes.
Existem várias razões pelas quais as malas podem se perder. Uma delas é quando você está fazendo conexões, mudando de um avião para outro, e a bagagem não é transferida para o próximo voo.
Outro motivo comum é quando a etiqueta de identificação da bagagem é perdida ou danificada. Sem essa informação, a companhia aérea não sabe para onde enviar a mala, então ela fica “perdida” até que o passageiro informe à empresa.
Problemas como logística que não funciona bem, falta de trabalhadores e erros humanos também podem causar o sumiço das bagagens.
A responsabilidade de encontrar os pertences é da companhia aérea. Por isso é recomendado que você registre logo a ocorrência de extravio de bagagem no balcão da companhia aérea ou nas seções de Aviação Civil da Anac ao desembarcar. O Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB), é essencial, conforme estabelecido na Resolução Nº 400, de 2016, da Anac. Apresentar o comprovante de despacho da bagagem, que você recebe quando entrega sua mala para a companhia, é necessário para fazer a reclamação.
Além disso, será preciso irá informar o endereço para entrega da bagagem, caso seja localizada, então é crucial portar o comprovante de despacho. Caso não seja possível preencher o RIB, o passageiro pode utilizar o SAC via e-mail para documentar a reclamação. Também é possível registrar um Boletim de Ocorrência Policial (BO).
Se sua bagagem sumir, a companhia aérea deve resolver o problema:
Não se esqueça! Você só pode reclamar sobre a perda de sua bagagem em até 15 dias depois que chegar ao destino, ok?
Aqui vamos te falar de todos os direitos que você tem quando sua bagagem estiver perdida:
Se a companhia aérea não conseguir entregar sua bagagem imediatamente, solicite uma indenização para comprar intens emergenciais como roupas e produtos de higiene. O valor depende de para onde você está indo e qual é a empresa. Guarde os recibos; se não conseguir, registre todos os comprovantes. Se a sua mala demorar mais de 72 horas para chegar depois de desembarcar, você tem direito a receber mais dinheiro.
Se a empresa devolver sua mala dentro do prazo que falamos acima, ela tem que te pagar uma indenização. Se a bagagem se perder em voos internacionais, a companhia deve reembolsar até o limite de 1.288 DES (Depósito Especial de Saque) – mais ou menos R$ 9.042. Para voos domésticos, o limite é de 1.131 DES – aproximadamente R$7.740. Lembre-se de que a conversão desses valores muda às vezes, então use um conversor para calcular.
Se a sua mala estragar ou abrir e alguém roubar, fale com a companhia aérea assim que notar o problema e faça uma reclamação. Caso perceba mais tarde, tem até sete dias depois de receber a bagagem para contar à companhia por escrito. E se a mala estiver quebrada, pode consertar ou trocar, dependendo de quanto tempo você a usou.
Caso a companhia não te dê qualquer assistência, e não conseguiu devolver sua mala, saiba que é possível entrar com uma ação judicial para o caso. No processo, pedimos os danos materiais, que significa a restituição dos valores dos objetos que estavam na bagagem. Mas você precisa comprovar quanto vale o que está dentro da sua mala, pois a compensação será calculada com base nesse valor.
Além disso, há também indenização por danos morais, em virtude de todo o transtorno que a situação causou.
Nesse ponto, os nossos advogados parceiros podem te ajudar. Conta para a gente o que aconteceu.
Seguindo essas orientações, você pode reduzir o risco de extravio de bagagem durante suas viagens:
Quando a sua mala some durante a viagem, é importante agir rápido. Além dos aspectos financeiros, lembre-se que você tem o direito de ser tratado com respeito e consideração durante todo o processo de resolução de problemas relacionados a bagagens extraviadas. Isso inclui o direito a informações claras e atualizadas sobre o status das bagagens e quaisquer medidas que estejam sendo tomadas para resolvê-lo.
Ao conhecer seus direitos, como receber compensações financeiras emergenciais e indenizações, os passageiros podem enfrentar a situação com mais segurança. Além disso, o passageiro tem a opção de acionar medidas judiciais caso a companhia aérea não ofereça a devida assistência.
Ao entender as causas, procedimentos e direitos relacionados ao extravio de bagagem, você consegue talvez evitar a sua longa espera na esteira do aeroporto e sua mala nunca vir. Conte com os advogados parceiros da nossa plataforma para isso!