Imagine você embarcando no avião depois de ter planejado toda a sua viagem, com hotel reservado e as expectativas lá nas alturas e chegando ao seu assento, descobre que o avião está lotado e não há mais lugar disponível. Problemão, não é mesmo? Para evitar essa dor de cabeça, preparamos algumas dicas para você evitar o famigerado Overbooking.
Fidelidade: Quanto mais você voar numa mesma companhia aérea, mais benefícios você terá. Se engana quem acha que os benefícios se limitam a sala de espera especial, cafezinho, sombra e água fresca. Os passageiros que voam sempre numa mesma empresa aérea recebem pontuações mais altas que os demais e se distanciam da chamada “zona de risco”, dos casos de Overbooking.
Fuja das últimas fileiras: como já dito anteriormente, um dos casos mais comuns de Overbooking são as trocas de aeronaves por motivos técnicos, uma vez que pode acontecer da aeronave substituta ser menor que a outra. E é aí que entra a dica, com uma aeronave menor, os lugares das últimas fileiras desaparecem, pois a numeração das poltronas sempre começará de frente pra trás. Assim, comprando passagens nas fileiras do meio ou mais próximas do início, você diminui os riscos do Overbooking.
Se antecipe ao problema: na maioria dos casos de Overbooking, as vítimas são os retardatários e os que deixaram para fazer o check-in na última hora. Isso acontece porque as empresas aéreas entendem que essas pessoas não irão mais embarcar, colocando assim outros passageiros que estão na fila de espera no lugar.
Outra dica importante é confirmar seu voo e sua reserva com, pelo menos, 01 (um) dia de antecedência. Ligando para a sua companhia aérea no dia anterior à viagem, você pode confirmar se o seu voo foi alterado ou não, pois pode acontecer de tentarem entrar em contato com você e não obterem sucesso. Assim, você evita surpresas.
Se mesmo seguindo essas dicas você ainda passou por essa situação, o primeiro passo é procurar sua companhia aérea e explicar o acontecimento, e se caso a viagem foi comprada através de uma agência de viagem, deve-se entrar em contato imediatamente com ela.
Assim, você deve exigir um novo assento no próximo voo ou, se preferir, em outra companhia aérea. Quando estiver negociando com a companhia aérea, busque uma compensação melhor, pois eles sempre irão te oferecer menos do que eles podem dar. Se você sentir a necessidade de reembolso, não hesite em exigir que sua vontade seja prevalecida. Peça que seja feita em dinheiro ou pelo cartão de crédito, não em forma de vouchers.
Este é um artigo de Alisson Carvalho dos Santos, Co-Founder e CLO na Forum Hub.
Bom trabalho!