É comum ter mais passageiros que assentos em um voo e, independentemente de quem seja o culpado, é um verdadeiro terror para os viajantes e para as companhias aéreas esse fato. Essa situação é denominada de Overbooking e infelizmente, bem costumeiro na vida de quem viaja de avião. Mas você sabe por que ocorrem os Overbooking?
Os motivos de acontecer o Overbooking são diversos, alguns são por culpa do próprio passageiro que se atrasou, outros já são por uma má organização ou planejamento das companhias aéreas.
No caso das companhias aéreas, o Overbooking acontece, muitas das vezes, por elas já calcularem um determinado número de não comparecimentos e, por isso, coloca passagens a mais a venda, com o objetivo de compensar essas faltas.
Mas essa prática pode causar enormes problemas para os passageiros, uma vez que eles podem ser impedidos de embarcar ou até mesmo acabarem sendo retirados do voo, por este estar com superlotação. Outros motivos em que a responsabilidade também é das empresas aéreas, são erros nos sistemas, alterações nas aeronaves, aeroportos e até as condições climáticas.
Cada país tem sua legislação no caso de Overbooking e, no Brasil, quem faz o controle é a Agência Nacional de Aviação Civil – Anac. O mais comum de acontecer são as companhias aéreas buscarem passageiros voluntários para ceder seus lugares no voo. Elas barganham oferecendo várias vantagens, como milhas, passagens extras, diárias em hotéis e até compensação financeira. Tudo isso para evitar qualquer desgaste desnecessário.
O que está previsto na Lei é que nesses casos de Overbooking ou preterição, é que a companhia aérea forneça todas as assistências necessárias para os passageiros que ficaram de fora do voo.
Você pode me estar se perguntando, “se eu não entrei em contato falando que desisti de voar eles não podem fazer isso comigo”. É, na teoria pode até ser, mas na prática a história é outra. Afinal, é mais cômodo barrar a entrada no voo de quem ainda nem chegou na sala de embarque.
Por isso, é importante fazer o check-in com bastante antecedência e evitar ao máximo chegar atrasado para o embarque. Assim, você deixa claro para as empresas aéreas que você está presente, evitando que elas cedam seu lugar para os passageiros que estão na fila de espera.
Outro motivo comum é quando voos são cancelados por motivos operacionais, o que obriga as empresas aéreas a realocarem os passageiros para outras aeronaves, de acordo com a disponibilidade. Assim, o Overbooking pode ser realizado para amparar os passageiros prioritários, como idosos, gestantes, passageiros vips e passageiros com escala.
Agora, o motivo mais famoso de Overbooking é o fato das companhias aéreas já calcularem um determinado número de não comparecimentos nos voos e, por isso, as mesmas colocam à venda passagens a mais para equilibrar essa conta, minimizando assim os prejuízos de levantar voo com poltronas vazias. O grande problema é quando todos comparecem para o embarque, aí a confusão é certa.
Se o atraso for confirmado pelo mau tempo, a empresa aérea deverá oferecer comunicação, alimentação, transporte e até hospedagem, dependendo de quanto for a espera. Ou o passageiro pode pedir outra passagem e até o reembolso do valor da passagem.
Este é um artigo de Alisson Carvalho dos Santos, Co-Founder e CLO na Forum Hub.
Bom trabalho!