Nesse texto sobre leis trabalhistas você vai ler:
Tempo de leitura: 2 min.
Assim como uma receita de bolo, a liderança responsável precisa dos ingredientes certos, e as leis trabalhistas são os temperos essenciais para não deixar a gestão “azedar” e evitar que a equipe fique com “gosto amargo” de insatisfação.
Um exemplo é o caso da empresa de tecnologia Airbnb. Em 2021, a empresa enfrentou uma série de controvérsias relacionadas à discriminação racial e alegações de violações das leis de direitos civis. Mas, conhecendo as leis trabalhistas, é possível evitar esses problemas e garantir que todos os funcionários sejam tratados com respeito e de forma justa.
Questões como horas de trabalho, compensação por despesas relacionadas ao home office e direito à desconexão digital ganharam destaque. Empresas como Google, Microsoft e outras gigantes de tecnologia tiveram que rever suas políticas internas para garantir a conformidade com as leis trabalhistas vigentes.
Na Forum Hub, por exemplo, ao optar pelo modelo remoto, não só usufruímos da “liberdade geográfica” que é tão falada, mas também fazemos questão de estar atualizados sobre as leis vigentes nesse espaço. Que moral teria uma LegalTech que não anda conforme a legislação?
Só que não é sempre que essas empresas agem conforme o que manda. Em 2018 aconteceram dois movimentos significativos, o dos funcionários do Google em que exigiram maior transparência em questões como assédio sexual, remuneração equitativa e tratamento digno e o movimento Time’s Up, que concentra-se em combater o assédio sexual e a desigualdade de gênero.
Em resumo, a analogia que podemos utilizar é que a gestão de funcionários é uma dança delicada, onde o equilíbrio das leis é o passo certo para uma coreografia de sucesso. Estar atento a casos e acontecimentos contemporâneos relacionados às leis trabalhistas permite que os líderes se conectem com as temáticas do dia a dia e tomem decisões informadas para o sucesso a longo prazo de suas organizações. Agora me conta, qual foi o caso mais polêmico envolvendo uma Big Tech e questões trabalhistas na sua opinião?
Este é um artigo de Jade Mendonça, Expert Jurídica na Forum Hub.