Na era da transformação digital, a proteção de dados se tornou um desafio crucial para as empresas. E acredite, existem mais ameaças rondando por aí do que em uma rua à noite.
Olha só o que rolou com a T-Mobile nos Estados Unidos: em 2020, hackers invadiram a empresa e tiveram acesso a dados pessoais de milhões de clientes. Influenciadores brasileiros, como a Gip MakeUp, tiveram suas contas hackeadas por uma falha de segurança da operadora de telefone. Esses incidentes só ressaltam a importância de medidas de segurança robustas para proteger os dados dos clientes.
Você acompanhou o lançamento da Threads pela Meta? Muita gente não leu os termos e condições do aplicativo e por isso não sabe que se um dia você quiser deletar a sua conta na rede social, o Instagram cai junto. Ok, mas esse não é o pior ponto. O aplicativo coleta todas as informações possíveis sobre você, como a sua localização mesmo que o seu GPS esteja desativado. Também coleta informações sobre o seu aparelho, como o nível de bateria e a movimentação do mouse. E ao aceitar os termos, você autoriza para que compartilhem esses dados com “prestadores de serviços” ou “parceiros de análise”, sinônimos de empresas terceirizadas de marketing.
No contexto da proteção de dados, é fundamental que as empresas implementem práticas robustas de segurança da informação.Por exemplo, o que custa solicitar o documento de identificação quando alguém pede um novo chip de celular? Afinal, é nessa ação indispensável que as operadoras estão falhando.
No âmbito legal, a conformidade com as regulamentações de proteção de dados é essencial. O Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR) da União Europeia e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no Brasil estabelecem diretrizes claras para a coleta, o armazenamento e o processamento de dados pessoais, bem como a responsabilidade das empresas na proteção dessas informações.
Se estas empresas não cumprirem com o que é pedido, podem lidar com processos judiciais que garantam os direitos dos seus clientes. E essas ações judiciais vêm se tornando cada vez mais comum, tendo se iniciado quando a Forum Hub ganhou o primeiro caso de SIM SWAP no Brasil e estabeleceu uma jurisprudência no assunto. E não parou por aí, semana passada a Autoridade Nacional de Proteção de Dados aplicou uma multa de R$14,4 mil a uma empresa de telecomunicações por não cumprir com a LGPD.
Resumindo tudo isso, proteger dados na era digital é mais complicado do que tentar entender a lógica do TikTok. Só que, se as empresas forem espertas e seguirem as dicas de segurança, educarem o pessoal, respeitarem as leis e até chamarem uns nerds da segurança cibernética para ajudar, dá pra manter a confiança e segurança nesse mundo digital louco. E vamos combinar, né? Uma internet segura é muito mais legal do que aqueles gifs de gatinhos fofos.
Este é um artigo de Jade Mendonça, Expert Jurídica na Forum Hub.